Procedimento do Serviço de Psicologia

22/06/2011 14:37

 

 

Procedimento do Serviço de Psicologia

Hospital Unimed Vale do Aço

 

 

UTI:

 

1. Atendimento ao paciente:

 

1.1 – Admissão:

Na ocasião da admissão de um paciente na UTI são seguidos os seguintes passos:

a) Verifica-se se o paciente já foi atendido pela Psicologia anteriormente através da pasta de registro de nomes dos pacientes atendidos pela Psicologia.

b) É feito o resgate da Papeleta Interna da Psicologia, caso o paciente já tenha sido atendido pela psicologia, e segue-se o passo do preenchimento a ser citado no tópico 1.1.d

c) Caso seja um paciente novato para a Psicologia inicia-se o preenchimento de uma nova Papeleta Interna.

d) Preenchimento da Papeleta Interna da Psicologia através da coleta de informações sobre o paciente e o motivo de sua internação no prontuário médico. É registrado o dia da internação, tanto na UTI quanto no Hospital, a procedência do paciente e dados importantes referente à sua internação atual e/ou anteriores.

e) No cabeçalho da Papeleta Interna são registrados nome e idade do paciente, leito em que está internado, motivo da internação atual, data da admissão na UTI, e da alta posteriormente, nome do responsável pelo paciente e telefone de contato do responsável.

f) De posse de informações médicas importantes sobre o paciente inicia-se a Anamnese Inicial.

 

1.2 – Anamnese Inicial:

A Anamnese Inicial é feita com pacientes que estão conscientes e em condição de comunicação. É um momento importante para coleta de dados sobre:

a) Sua história de vida e familiar;

b) Sua relação com a doença e internação;

c) Grau de orientação sobre tempo, espaço e patologia;

d) Estado emocional.

Na Anamnese Inicial também pode ser feita intervenção da Psicologia no que se refere a:

e) Desmistificação da unidade;

f) Implicação do paciente no tratamento;

g) Vivência da doença e internação.

 

1.3 – Registro do Atendimento:

É feito um registro detalhado do atendimento na Papeleta Interna da Psicologia e outro registro, mais sucinto, no Prontuário Eletrônico com informações importantes para a equipe multiprofissional que cuida do paciente.

 

1.4 – Demais atendimentos:

A partir do segundo atendimento são observados os seguintes dados:

a) Grau de orientação sobre tempo, espaço e evolução do tratamento;

b) Estado emocional;

c) Implicação do paciente no tratamento;

d) Vivência da doença e internação.

As informações são registradas detalhadamente na papeleta Interna da Psicologia e sucintamente no Prontuário Eletrônico.

 

1.5 – Intervenções:

São feitas intervenções sob demanda da equipe ou observação da Psicologia em caso de:

a) Dificuldade de adaptação;

b) Verificação do grau de orientação sobre procedimentos ou exames necessários;

c) Não implicação no tratamento;

d) Estado de humor depressivo.

As informações são registradas detalhadamente na papeleta Interna da Psicologia e sucintamente no Prontuário Eletrônico.

 

1.6 – Alta:

Quando o paciente recebe alta da UTI a Psicologia o prepara e o orienta para a ida ao apartamento. Verifica também o grau de entendimento de sua evolução clínica e acompanhamento a ser seguido. Caso seja observado alguma deficiência nestes dois últimos pontos a equipe é comunicada para que o paciente possa ser orientado adequadamente. As informações são registradas detalhadamente na papeleta Interna da Psicologia e sucintamente no Prontuário Eletrônico.

Com a saída do paciente sua Papeleta Interna é arquivada em pastas classificadas de acordo com o mês e o ano da alta, sendo registrado seu nome e mês da alta na pasta de registro de nomes dos pacientes atendidos pela Psicologia.

 

 

2. Atendimento aos familiares:

 

2.1 – Admissão:

Na ocasião da admissão de um paciente na UTI é feito atendimento ao familiar que o estiver acompanhando, caso a Psicologia esteja presente na unidade neste momento. Não estando a Psicologia no seu horário de trabalho, este atendimento é feito no primeiro horário de visita.

É um momento importante para:

a) Desmistificação da unidade;

b) Compreender o grau de orientação familiar sobre a patologia do paciente;

c) Verificar que papel o paciente ocupa na família;

d) Observar as conseqüências de sua internação para a família;

e) Questionar a vivência anterior com internação na UTI e/ou patologia;

f) Observar estado emocional da família.

 

2.2 – Registro do Atendimento:

É feito um registro detalhado do atendimento na Papeleta Interna da Psicologia e outro registro, mais sucinto, no Prontuário Eletrônico com informações importantes para a equipe multiprofissional que cuida do paciente.

 

2.3 - Demais atendimentos:

A partir do segundo atendimento são observados os seguintes dados:

a) Grau de orientação sobre evolução do tratamento;

b) Estado emocional;

c) Vivência da doença e internação.

As informações são registradas detalhadamente na papeleta Interna da Psicologia e sucintamente no Prontuário Eletrônico.

 

2.4 – Acompanhamento durante o horário de visita:

A Psicologia recebe os familiares no hall de entrada do hospital, orienta-os sobre as regras e rotina da visita, registra o nome e grau de parentesco dos que irão visitar o paciente e os encaminha para a recepção da UTI, onde são orientados a lavarem as mãos e aguardarem por notícias com o plantonista. Acompanha os familiares durante o Boletim Médico, faz intervenção, se necessário, em fatores emocionais trazidos pelos familiares e os encaminha até o leito do paciente após o término do Boletim.

É feito o registro das informações passadas pelo plantonista na Papeleta Interna para acompanhamento diário e checagem das informações passadas com as absorvidas pelos familiares.